«O antigo Cabo do Grupo de Forcados Amadores de Alcochete e dinâmico empresário taurino António Manuel Cardoso, popularmente conhecido por Nené, foi colhido no passado sábado, dia 21 de Junho, quando tentava consumar uma pega de caras na corrida de homenagem ao saudoso e malogrado Hélder Antoño, em Alcochete.
Aos 60 anos de idade, muitos dos quais dedicado à arte de pegar toiros, em que foi um dos mais valorosos da sua geração, António Manuel Cardoso mantém viva essa alma de forcado e não hesitou em enfrentar um toiro de Lopes Branco, com quatro anos de idade e 515 kg. Para mais estava em causa a homenagem a um dos forcados que serviu o Grupo no seu tempo e que viria a falecer em consequência de uma colhida onde tentara pegar um poderoso e fatal toiro – Hélder Antoño, cuja estátua fora reposta nas imediações da praça de toiros, após haver sido roubada há algumas semanas atrás.
António Cardoso citou “com donaire e graça”, mandou sempre na sorte até provocar a investida do cornúpeto e recuou com saber e valor para se fechar com determinação, porém, o toiro derrotou com tremenda violência desfeiteando o valoroso forcado, corneando-o posteriormente no chão, mau grado o espírito de companheirismo dos restantes membros do Grupo que de pronto acudiram em sua ajuda.
Depois deste percalço constatava-se que o antigo Cabo não tinha condições físicas para voltar à cara do toiro, recolhendo pelo seu pé à enfermaria para observação médica e para receber os cuidados primários, notando-se que o braço esquerdo ia imobilizado. O ombro saíra do lugar e apenas no Hospital, com anestesia, foi possível recolocá-lo. Entretanto, “Nené” foi dobrado por seu filho que, ao primeiro intento, consumou uma excelente pega de caras. Um exemplo de galhardia e de afición que ficou a marcar ainda mais quem toda a vida se tem dedicado à Festa Brava em Portugal.»
Fonte: Correio do Ribatejo
Sem comentários:
Enviar um comentário